segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Dia Mundial do Animal

Serei um cão, um macaco ou um urso. Todos menos aquele animal vaidoso que se vangloria tanto de ser racional.

 A Satire Against Mankind

John Wilmot






http://aeiou.expresso.pt/dia-mundial-do-animal-mais-de-10-mil-animais-abandonados-por-ano-em-portugal=f607043


«Mais de dez mil animais são abandonados todos os anos em Portugal, onde se estima que existam mais de meio milhão de bichos sem dono. Nas vésperas do Dia Mundial do Animal, 200 cães e gatos vão estar em Lisboa para serem adoptados.

De acordo com a LPDA, as alergias, as férias, o nascimento de um filho e problemas de comportamento são outros dos motivos que levam os donos a abandonar os seus animais.

«As mais de 40 associações zoófilas que existem no país estão todas superlotadas. Não temos números certos, mas sabemos que são muito mais de meio milhão os animais que não têm dono», alertou a responsável, sublinhando que a degradação económica das famílias e o aumento de divórcios provocou um aumento de casos.»






Meras e esfarrapadas desculpas. Também tenho uma filha com alergias, sou divorciada e tenho as minhas dificuldades. E nunca abandonei os meus animais.

Quando há mesmo um impedimento… NÃO SE ABANDONA, PROCURA-SE UMA SOLUÇÃO.

É assim que o denominado Ser Humano é na realidade. Preocupa-se apenas com os seus próprios direitos e com seu bem-estar.

Afinal somos racionais em quê? Basta apenas um olhar pelo mundo: destruição da natureza, fome, miséria. Interesses económicos insanos que nos mergulham cada vez mais num poço sem fundo, tudo em nome do progresso. Resta saber que progresso é esse…

No meio da loucura e insensibilidade humana estão os desgraçados dos animais. São sempre olhados como inferiores, para matar e maltratar a nosso bel-prazer. Transformamo-los em palhaços de circo para nosso imbecil gáudio, fazendo de conta que nada daquilo é à custa de muito sofrimento e de muitas agressões. As “palhaçadas” são fruto do medo do chicote e dos maus-tratos. E é isto que as criancinhas vão ver e não sabem. Mas sabem os adultos, só que fingem não saber. A Áustria já impediu há muito os circos com animais, é de aplaudir e um exemplo que deveria ser seguido.

Eu prefiro o Cirque du Soleil. É lindo e é assim que eu entendo um espectáculo de circo. Aliás, entendo qualquer circo, desde que seja sem animais.

As touradas. Sujeito às maiores brutalidades, antes e depois de entrar na arena, o touro derrama sangue durante horas. Depois matam-no a sangue-frio, quantas vezes depois de mais de uma estocada. Cortam-lhe a orelha, o rabo, e andam aqueles tristes toureiros, ignorantes imbecis, a pavonear-se pela praça, como se tivessem alcançado um grande feito! Aplaudem-nos os outros tristes porque não foi a eles que lhes cortaram a carne. E toda esta gente pode ver este sangue, o sofrimento do touro, mas acha que pode e que tem direito a tal visão. Os cavalos são as outras vítimas, envolvidos numa violência que não desejam nem pediram. São arrastados para a bestialidade humana, esta sim a verdadeira besta.

E são assim os humanos. Horrorizam-se apenas quando lhes toca na pele, nunca na pele dos animais. Não se importam que a carne que têm no prato foi um animal que deveria ter tido uma vida ao ar livre, um transporte e um abate digno, minimizando ao máximo o seu sofrimento. Porque esse animal que alimenta o humano também tem vida, tem uma alma e tem dores. E não foi «Produzido» como se diz agora. Foi CRIADO. Um animal não se produz, cria-se. Nós é que já não sei se fomos “produzidos” no inferno…

O peixe também tem os seus direitos, não deveria ser pescado indiscriminadamente nem ser criado em viveiros, outra loucura dos ditos racionais! E só vou dizer que a caça de baleias e golfinhos é um crime. Não preciso dizer mais.

Grande parte da vida selvagem está em extinção. Melhor assim. Quando acabar de vez, deixa de haver mais sangue derramado. E os humanos não merecem ver a beleza de um tigre, de um gorila, de um elefante, de todos os outros maravilhosos animais selvagens. Vejam-nos nos livros e nos filmes. É da melhor maneira que nunca mais lhe põem as patas assassinas em cima.

Pobres dos nossos cães e gatos. Atiram-nos para a rua, para a estrada, para a auto-estrada. Os humanos desfazem-se deles como se fossem um saco de lixo. Somos humanos?!

Hoje é o Dia Mundial do Animal

Ainda há quem seja um fiel defensor, pequeno número contra os que maltratam, é certo, mas sem nunca desistir. São pessoas que dedicam toda a sua vida a salvar os animais das cruéis e impiedosas garras humanas.

Os Animais merecem o nosso respeito e protecção. Temos de lhes provar que a nossa racionalidade é posta em prol da sua defesa, com mais e melhores leis de protecção e duras penas para os infractores.

Sejamos humanos. E saibamos também agradecer aos outros animais por tudo o que nos dão, pelo amor incondicional e dedicação, pela companhia e carinho de todas as horas.



Dedicado:

A todos os animais do mundo, todas as espécies.

A todos os animais que tive e que tirei da rua.

Ao meu cão Terry e à minha cadela Twiggy, comprados e nunca abandonados sob pretexto algum.

Ao meu gato Kitty.

Às minhas gatas Francisca, Magali e Bolachinha.

E em especial à minha gata Cacau que já morreu. Inspiradora do meu nick e uma felina muito sui generis, ela foi e será sempre a minha maravilhosa e inteligente gata de olhos verde-esmeralda.




 
Cacau

Março de 1997 – 3 de Outubro de 2006

 

1 comentário:

Milan Kem-Dera disse...

Só à minha conta... são 3 cães e 4 gatos! Nenhum "produzido" no laboratório, todos vindos da rua e em diversos estágios da vida, desde bebés até adultos.
Quem foi já que disse que "a cultura de um povo se mede pela maneira como trata os seus animais"?

:))**