sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

50 e picos







Atingir o meio século pode ser um drama para muitas pessoas. Pensa-se logo em velhice, no meio caminho andado para o fim. Mas não é. É verdade que não sabemos quanto tempo temos de passagem por esta vida mas a idade não nos deve condicionar em nada porque desde que tenhamos a benesse de viver com saúde não há razão para parar.

Eu já sabia que ia ser uma cota atípica porque, sei lá eu porquê, continuo a ter o mesmo feitio, de criança, de adolescente, de jovem, um pouco de tudo. Continuo a ter os mesmos sonhos, os mesmos desejos e estou sempre a magicar coisas novas. Todos os dias transformo a rotina, apimento-a com um novo olhar, sentindo o que se passa à minha volta com uma vontade férrea de mudar sempre para melhor, de estudar e aprender o que ainda não sei.

Muitas vezes desiludo-me com o Mundo, com os interesses que nos colocam à beira do abismo e que causam danos quase irreparáveis. Muitos “crânios” que regem as Bolsas afinal são apenas simples mortais com ideias de grandeza e os resultados são os que temos: crises económicas lançadas por interesses obscuros, pela loucura de mentes que apenas se preocupam em multiplicar o dinheiro da forma mais errada. Será preciso tanta riqueza, tantos bens materiais, tantos cartões de crédito e tanto luxo para sermos felizes? Será que as empresas só se desenvolvem com projectos megalómanos e escravos a trabalhar quase 24h por dia? Enche-se a boca com humanismos mas quando uma grávida procura emprego fecham-se logo todas as portas. Os “velhos” como eu são corridos com reformas antecipadas porque a ideia é colocar jovens que possam ser moldados aos vícios das empresas, manejados como marionetes e, sobretudo, com salários reduzidos, cenário que no nosso país é o pão-nosso de cada dia.






Quanto a mim, na nova etapa da minha vida tive a sorte de encontrar um verdadeiro Ser Humano que me abriu uma porta quando todas as outras se fecharam e já lá vão quase três anos. Levanto-me com vontade de ir trabalhar e dar tudo o que sei, mas sempre com a determinação de estudar para lá da minha formação académica. Depois de alguns empregos em que fui tratada abaixo de cão hoje sou respeitada e reconhecem-me a experiência e a idade, não sendo estas sinónimo de decrepidez ou senilidade, mas tão simplesmente outra etapa a viver, tão frutuosa como a juventude porque, na realidade, o mais importante é manter a mente a funcionar e não ficar arrumada a um canto, sem objectivos e sem sonhos. Curiosamente, comparado com os anteriores, é o trabalho em que ganho menos e não deixa de ser aliciante por isso. Tenho menos dinheiro? E daí? Também nunca fui uma compradora compulsiva e rejo-me pelo ditado: “Cada um estica a perna à medida do lençol”.


E assim, passo a passo, cheguei aos 53 anos que cumpro hoje. Não apago velas porque não ligo a festas, agradeço apenas mais um ano e espero cumprir muitos mais com este meu feitio que não tem idade, umas vezes com lágrimas e outras com alegria, tentando sempre sorrir por entre as nuvens.







You gotta be
, Des’ree

Listen as your day unfolds
Challenge what the future holds
Try and keep your head up to the sky
Lovers, they may cause you tears
Go ahead release your fears
Stand up and be counted
Don't be ashamed to cry


You gotta be
You gotta be bad, you gotta be bold, you gotta be wiser
You gotta be hard, you gotta be tough, you gotta be stronger
You gotta be cool, you gotta be calm, you gotta stay together
All I know, all I know, love will save the day


Herald what your mother said
Reading the books your father read
Try to solve the puzzles in your own sweet time
Some may have more cash than you
Others take a different view
My oh my, heh, hey
You gotta be bad, you gotta be bold, you gotta be wiser
You gotta be hard, you gotta be tough, you gotta be stronger
You gotta be cool, you gotta be calm, you gotta stay together
All I know, all I know, love will save the day


Don't ask no questions, it goes on without you
Leaving you behind if you can't stand the pace
The world keeps on spinning
You can't stop it, if you try to
This time it's danger staring you in the face


Remember
Listen as your day unfolds
Challenge what the future holds
Try and keep your head up to the sky
Lovers, they may cause you tears
Go ahead release your fears
My oh my heh, hey, hey


You gotta be bad, you gotta be bold, you gotta be wiser
You gotta be hard, you gotta be tough, you gotta be stronger
You gotta be cool, you gotta be calm, you gotta stay together
All I know, all I know, love will save the day.


10 comentários:

Pam disse...

Parabéns!!

Também lhe desejo um Feliz 2009, com tudo tudo tudo de bom, comno a minha titi Kakau merece :)

Muitos Beijinhos
Triguinha14

"É preciso viver o sonho e a certeza de que tudo vai mudar... É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os desejos não precisam razão, nem os sentimentos motivos. O importante é viver cada momento e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem sabe ver... " Gabriel Garcia Marques

f@ disse...

è isso mesmo doce Kakauzinha... imensos parabéns e que continues assim o bailado da vida...
Gostei dessa" cada um esticar a perna à medida do lençol..." eu até gosto de dormir encolhida...
lol...
Então não é 53 ar de 35 feitio de 25.... linda beijinhos imensos das nuvens

M@ri@ disse...

Queridos/as amigos/as
Primeiro de tudo quero desejar lhes que este novo Ano
seja repleto de vitorias.
Que todos os sonhos sejam realizados.
Seja cheio de saude,paz e muito amor...
Desculpem esta ausencia tão longa,mas nao andava inspirada.
Finalmente vou voltando ao que tanto gosto de fazer
deixo um beijo muito doce
em vossos coraçoes .
Desta vossa amiga que os adora e nunca vos esqueçe.
M@ri@

Semente disse...

Querida Kakauzinha!!!
Que post maravilhoso!

Uau! Que bom ler estas palavras de alguém que tem vontade de viver e de fazer o que faz todos os dias. Que bom que é saber que estás bem no teu quotidiano e que és feliz à tua maneira e com aquilo que vais tendo da vida.

Os números não passam disso mesmo: números. O que conta, na realidade, é o que sentes bem dentro do coração, onde não há números :)

Fico feliz por partilhares connosco o dia do teu Aniversário, por achares que somos dignos de partilhar estes momentos bloguicos e cibernautas contigo :)

PARABÉNS minha querida.

Quero saber-te sempre assim com energia para dar e mostrar, com um sorriso a cada dia que passa, com vontade de fazer coisas novas todos os dias, com imaginação para inovar a rotina.

Espero que o dia tenha sido muito bem passado, mesmo sem velas e sem festas de arromba (como eu te percebo, comigo foi assim mesmo).

Beijo imenso de feliz dia*

Pipinha disse...

Queridaaaaaaaaaaaaa, ohhh falhei por um dia :( Desculpa....
Parabéns Kakauzinha linda, kida e docinha!!! Espero que contes muitos e muitos mais sempre com essa alegria e juventude dentro de ti e com esse coração maravilhoso e sempre cheio de carinho.
Gosto tanto de ti!!!!!
Obrigada pelo cestinho delicioso que deixaste no meu cantinho!
Fico contente por teres um emprego que te realiza pessoalmente e onde te tratam bem! Mereces tudo de bom!!! És lindaaaaaa e tens tanto para dar a este Mundo!!
Espero que mesmo sem grande festa tenhas passado um dia feliz!
Bom fim-de-semana com muito carinho, paz e alegria.
Muitos beijinhos azulinhos e abracinho enorme e meiguinho.

BlueVelvet disse...

Querida Kakauzinha,
desculpa só hoje ter aqui vindo e portanto dar-te os parabéns atrasados.
Os últimos dias não me deram tempo para visitar a vizinhança.
O teu post está fantástico.
Tem os ingredientes todos. E nem imaginas o quanto tem a ver comigo.
Muitos beijinhos

Excelsior disse...

:/

Minha Adorada Mana Azul... ai. Para não falhar uma já triste "tradição" minha... dou os parabéns... atrasados.

*suspiro*

Podia ser pior... podia ser duas semanas depois, como foi com o Lewis...

...

Adorei o positivismo deste teu texto. É claramente o caso de um dos melhores presentes possíveis, ser dado por ti mesma, a ti. Um renovar dos votos para com a VIDA... Juventude que é mais alma e circunstância, que sucessões de invernos.

Que tenhas tido um dia muito feliz. Que tenha sido o primeiro de muitos, cada vez melhores.

Um beijinho cheio de ternura, para uma eterna e doce rapariguinha, que tenho a sorte de conhecer, e o azar de dela estar tão longe fisicamente.

agriao disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Gosto de ti a qualquer hora, de qualquer maneira, 53 or not 53.

Luís