segunda-feira, 19 de julho de 2010

Pão com chouriço





- A menina dança?

A menina recusa, com uma vontade irresistível de responder: “Não, já tenho gajo.” A “menina” dá azo a risota das grandes na mesa das Gildas, mais ainda à convidada que já está bem madura.

5 da manhã. As Gildas regressam da night, dividindo o asfalto com o enxame de couro negro, montado em máquinas reluzentes e velozes. Momentos muito Easy Rider. Ainda há a vontade de segui-lo, mas é tarefa inglória porque as abelhas têm um speed astronómico e desaparecem enquanto o diabo esfrega um olho. Que pena! Estiveram mesmo ali à mão de semear para lhes arrancar o capacete e descobrir se havia um prémio escondido. A conversa das Gildas tem bolinha vermelha, tem de ficar no segredo dos deuses porque a Concentração tem muito que se lhe diga.

Continua-se para o destino certo: o pão com chouriço. Vão direitinhas à fonte. A fila é grande e, afinal, algumas abelhas do enxame tiveram a mesma ideia, misturando as máquinas de duas rodas com as de quatro numa algazarra enorme. Tudo gente bem-disposta que acaba a noite a fazer sala... na rua.

No guichet informam que há tudo… menos pão com chouriço!

- Não acredito! – diz uma das Gildas.

- Então e eu, que estou de bebé? Agora fica a criança com desejos! - exclama a outra Gilda, que tem tudo menos idade para ser mãe.

Gargalhada geral, contagiando as empregadas que desatam a rir também. Passa-se ao Plano B: croissants, pastéis de nata e bolas de Berlim. Tudo para a desgraça das costuras!

As Gildas ficam algo desiludidas com o malogro do Plano A, embora já estejam prontas a atacar o Plano B.

- Ora bolas, eu aqui a pensar no chouriço e tenho de me contentar com croissants?

- Olha, se quiseres eu tenho um em casa e é alentejano. Está embrulhado num pano para não ganhar bolor.

Um chouriço em risco de ganhar bolor?! Risota e mais risota.

- Menina, tens mas é de comer o chouriço! E juntamos um de Monchique que não fica nada atrás. Bora fazer uma festa de chouriço!

Há um enorme esforço para ninguém se engasgar com o Plano B porque, com o bolor do chouriço alentejano, o tema já navega por águas de fazer corar as pedras da calçada.

O príncipe mouro telefona para saber se as Gildas já estão em segurança.

- Príncipe, ficámos sem pão com chouriço.

- Ai sim? Venham para cá que eu arranjo pão com chouriço para todas. - responde o mouro.

- Olha que não queremos às rodelas, é inteiro!

O mouro ri a bom rir, já conhece bem o espírito da conversa destas Gildas atrevidas.

Quem estiver de fora a observá-las, naquela risota infernal, pensa que ali há muito álcool à mistura, mas está totalmente longe da verdade, é pura diversão inocente à volta de um chouriço que se quer num pão bem quente e estaladiço, seja ele alentejano ou algarvio.




Sem comentários: