terça-feira, 14 de agosto de 2007

Caprichos






Os caprichos podem levar-nos longe, fazem-nos parecer suaves quando a vontade é todo o contrário, tenaz e implacável. Parecemos inofensivos, condescendentes, plácidos, mas no fundo estamos apenas a tentar conquistar o que nos propusemos, numa teia invisível mas calculada. E não se trata de sair do nosso caminho, somos apenas expectantes de um determinado objectivo.

Mas qual é o busílis da questão? É tentar decifrar o porquê do capricho, cuja definição é “vontade súbita e sem fundamento justificado, obstinação, fantasia”. Será a primeira definição, a segunda, a terceira, ou um misto das três? Deve ser mesmo uma fusão das três, uma vontade com fundamento, ou ausência dele, passando a uma obstinação para alcançar a fantasia. No fim de contas não é obrigatório que haja justificação plausível para tudo, a fantasia existe na nossa mente e seguimo-la… obstinadamente!

E não são os caprichos fáceis que nos aliciam, não, são os mais difíceis, os que nos parecem mais inatingíveis, são precisamente os obstáculos que nos traçam um sorriso um tanto ou quanto maquiavélico.

O resultado é sempre uma incógnita mas enquanto não satisfizermos certos caprichos não descansamos. Calculamos os riscos antecipadamente, por vezes até sabemos a conclusão, mas não queremos saber do futuro, queremos é viver um certo presente da forma mais fantasiosa que pudermos.

Caprichos, os nossos caprichos, “bichinhos” vorazes que nos corroem a imaginação, que nos transformam em crianças mimadas e birrentas até termos o que queremos, extraterrestres do bom-senso e da racionalidade.

Por vezes tem de ser assim mesmo, temos de ser caprichosos para aligeirar esta passagem tão pesada, complexa e difícil que é a Vida.

2 comentários:

Jasmim disse...

:O) É isso tudo...Caprichos esses que nos fazem mover, lutar, enquanto não se atigem...não se descansa...

Há que segui-los até ao fim...

(shsssiuuu, eu gosto tanto de fazer birra, bater pé e tudo para conseguir o que quero...hahahhahaah)

Um beijinho bem doce

kakauzinha disse...

Bora lá fazer uma ganda birra para nos darem tudinho! Tudo a bater o pé! Eu já comecei, ouve-se aí?

Bijujinhos***************